sexta-feira, 26 de agosto de 2022

O " ENFEITE " ROSA...


Elegante, o homem de meia idade sentou-se à mesa de um café. Ao entrar, pode perceber que um grupo de jovens, sentados à mesa ao lado, estava rindo dele. Sabendo que o motivo do riso era uma pequena faixa rosa que ostentava na lapela do seu elegante terno, levantou, foi até o grupo de rapazes e perguntou, apontando para a faixa:
.- É isto que os faz rir?
.
Todos gargalharam e um deles disse, ironicamente:
.
- Desculpa, cara. Estávamos apenas comentando como cai bem este enfeite rosa no seu terno azul... O homem, então, convidou-o a sentar com ele. Constrangido, o rapaz aceitou. Com toda a calma e educação, o homem passou a explicar o significado daquele " enfeite ". Usava a faixa rosa para alertar as pessoas sobre o câncer de mama e concluiu:
.
- Uso isto em honra da minha mãe!
.
- Oh! lamento muito. Ela morreu de câncer de mama?
.- Não, ela está viva e passa muito bem, obrigado. É que seus seios alimentaram-me na infância, confortaram-me quando estava assustado ou solitário. Sou muito grato pelos seios da minha mãe e por sua saúde!
.
-Hummm... fez o rapaz.
.
-E uso esta faixa, também, em honra da minha mulher.
.- E ela, está OK?
.- Sim, ela está ótima. Seus seios têm sido uma fonte de amor e prazer pra nós dois e, com eles, ela nutriu e alimentou nossa única filha de 23 anos. Sou agradecido pelos seus seios e por sua saúde, também.
.
- Suponho que use isso em honra de sua filha, também...
.
- Não. É muito tarde para honrar minha filha. Ela morreu há um mês de câncer de mama. Pensou que, por ser muito jovem, não teria essa doença. Por isso ignorou o pequeno nódulo indolor que, acidentalmente, detectou em um dos seios...
.
Chocado, o rapaz disse:
.
-Oh! cara... lamento muito.
.
Sem parecer tê-lo escutado, o homem prosseguiu:
.
- ... então, em memória da minha filha, tenho oportunidade de esclarecer e alertar as pessoas. Agora vá! Converse com sua esposa ou namorada, sua mãe, sua filha, suas amigas.
.
E, dizendo isso, o homem deu ao rapaz uma faixa para que ele também a usasse. O rapaz ergueu a cabeça, vagarosamente e pediu:
.
- O senhor me ajuda a coloca-la?
.
.
Se você é mulher, faça auto exame regularmente e, se tem mais de 40 anos, faça mamografia anualmente. Se você é homem, encoraje as mulheres que você ama a fazerem o mesmo.
VOCE PODERÁ SALVAR SUAS VIDAS!!!
.
.

Um final de semana de paz aos meus amigos e visitantes.
Abraço,
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: