sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O TESTE DAS TRÊS PENEIRAS.






ANTÔNIO foi transferido para a matriz, na capital. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
.
- Chefe, o Senhor nem imagina o que me disseram a respeito do SILVA, falaram que ele...
.Nem chegou a terminar a frase, MARCOS, o chefe, aparteou:
.
- Espere um pouco, ANTÔNIO! O que vai me contar já passou pelo crivo das três 
peneiras?
.- Peneiras? Que peneiras, chefe?
.
- A primeira é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é 
absolutamente verdadeiro?
.
- Não. Não tenho. Como posso ter!? Sei apenas o que me contaram. Mas acho que...
.
Novamente a interrupção.
.- Então sua história já vazou a primeira peneira, a da VERDADE. Vamos agora para 
a segunda peneira, a da BONDADE. O que vai me contar, gostaria que outros contassem a seu respeito?
.
- Claro que não! Deus me livre, chefe! Disse ANTÔNIO, assustado.
.
- Então, - continuou o chefe - sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a 
terceira peneira que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passa-lo adiante?
.- Não, chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras vi que não sobrou nada do que eu ia lhe contar. - disse ANTÔNIO surpreendido.
.- Pois é, ANTÔNIO! Já pensou como o mundo seria melhor se todos usassem essas peneiras? Da próxima vez que ouvir algum boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras - VERDADE, BONDADENECESSIDADE - antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante, porque:
.
- PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS;  - PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS;
PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.
.
.
Bom final de semana, até a próxima.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: