sexta-feira, 9 de julho de 2021

MITOS SOBRE A NATUREZA. II



                    - As cobras hipnotizam suas presas e podem ser encantadas pela música.

Nenhum zoólogo aceita ou corrobora essa afirmativa, embora alguns animais possam permanecer paralisados quando se confrontam com uma serpente. É totalmente fantasiosa a assertiva de que esses répteis possuem poderes hipnóticos. A origem dessa crença pode ser atribuída a alguns rituais de acasalamento em que as cobras oscilam o corpo ritmicamente.
Por outro lado, o " encantamento " das serpentes, é sim uma forma de hipnotismo a que a cobra está sujeita. É que elas têm uma audição muito limitada, apenas detectando sons de baixa frequência, pelo que não é provável que reajam à música da flauta do " encantador ".
As cobras-capelo, usadas pelos hindus, reagem ao ritmo das batidas dos pés, ao toque das varinhas usadas por eles na cesta ou à oscilação do corpo ou da flauta. Na Birmânia, os encantadores de serpente oscilam ritmicamente, para fascinarem as cobras, que se agitam em
movimentos idênticos, na busca de um ponto indefeso que lhes permita um ataque com sucesso.
Em outras partes do mundo, os encantadores " falam " com suas cobras, que captam as vibrações através do solo. Mas, acima de tudo, elas oscilam por necessidade física, para manterem a parte superior do corpo acima do solo. Assim, quando param de oscilar, deslizam forçosamente para dentro do cesto.



Bom final de semana, abraço para meus amigos e visitantes.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: