sexta-feira, 19 de abril de 2019

O CORAÇÃO PERFEITO - reflexão.

.



O rapaz estava no centro da cidade proclamando ter o coração mais belo da região. Foi cercado por uma multidão e todos admiravam seu coração. Realmente não havia marcas ou defeitos. Todos concordaram que aquele era o coração mais bonito que já haviam visto. O jovem ficou muito orgulhoso por possuir tão belo coração.
De súbito, apareceu um velho diante da multidão e disse serenamente:
.
- Desculpem, mas o coração desse jovem não é tão bonito quanto o meu!
..
O jovem e a multidão olharam para o coração do velho que, apesar de estar batendo com vigor, tinha muitas cicatrizes. Havia lugares em que pedaços haviam sido removidos e outros tinham sido colocados no lugar, mas estes não se encaixavam direito, causando muitas irregularidades. Até faltavam pedaços em alguns pontos!
.
O jovem olhou para o coração do velho e disse:
.
- O senhor deve estar brincando!... Compare nossos corações. O meu está intacto, perfeito, enquanto o seu é uma mistura grotesca de cicatrizes e buracos!
.
-Sim, disse o velho. Olhando assim seu coração parece perfeito, mas eu jamais trocaria o meu pelo seu. Veja, cada cicatriz representa uma pessoa para quem dei o meu amor. Tirei um pedaço do meu coração e dei a cada uma dessas pessoas. Muitas delas deram-me, também, um pedaço de seus próprios corações, para que
colocasse no meu, mas como não são exatamente iguais, há essas irregularidades. As estimo muito porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos. Algumas vezes dei pedaços do meu coração a pessoas que não retribuíram, daí os buracos que aparecem agora. Eles doem. Ficaram abertos para lembrar do amor que senti por essas pessoas... Um dia espero que elas ainda retribuam, preenchendo esses vazios. E então, meu jovem? Você entende agora o que é a verdadeira beleza?
..
O rapaz ficou mudo enquanto lágrimas escorriam pela sua face. Aproximou-se do velho, tirou um pedaço de seu perfeito e jovem coração e ofereceu ao velho que retribuiu o gesto. O jovem olhou para seu próprio coração, não mais perfeito como antes, mas muito, muito mais bonito. Então, os dois se abraçaram e saíram caminhando lado a lado... Como deve ser terrivelmente triste passar a vida com o coração intacto!!!
.


Um ótimo final de semana a todos e até a próxima postagem.
Grande abraço,
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: