sexta-feira, 13 de maio de 2022

- O EXEMPLO NATURAL.



                                                             - Carvalho e Eucalipto -
                                                                          Internet

É comum acontecerem, ao longo da nossa vida, problemas que podem parecer muito graves, à primeira vista, mas que acabam por perder o significado pouco tempo depois.
Você certamente já ouviu a expressão " jogo de cintura "; pois bem, há nas nossas vidas, a todo momento, ocasiões em que esta postura é exigida, sob pena de transformarmos em risco vital, episódios e situações a que estamos sujeitos ao longo de nossa caminhada neste mundo. É importante que encaremos tais situações como naturais e, com inteligência, tentemos pinçar da própria natureza exemplos significativos que certamente nos ajudarão a suportar com altivez, todos os percalços que aparecem ao longo da vida.
Escrevo este artigo, pensando nas palavras postadas em uma página social por uma querida sobrinha, nas quais ela demonstra estar atravessando uma situação adversa. Pra ela, em especial, vou apresentar a seguir, um veemente exemplo de como proceder para suportar qualquer tormenta:
O eucalipto e o carvalho são duas árvores muito bonitas e até semelhantes no visual; no entanto, em suas essências, guardam uma diferença cósmica, quando precisam enfrentar uma tempestade. O carvalho permanece rígido e imutável durante a tormenta, o que, muitas vezes, significa sua própria morte.. O eucalipto, no entanto, sabiamente se curva diante da tempestade, porque é maleável, flexível e prefere dizer não ao enfrentamento e, passada a tormenta, retoma com altivez seu ciclo vital, naturalmente intacto.
Tal qual o carvalho, nossa luta pode ter consequências catastróficas  se nos mantivermos rígidos, tentando resistir às tempestades sem ter nenhuma maneabilidade. Assim, de tanto oferecer resistência, o carvalho acaba por se quebrar e muitas vezes, ao passar a borrasca, jaz lascado e abatido no chão. Nós, também, poderemos sair seriamente machucados se nos endurecermos frente aos problemas que a vida nos oferece. Aceitar e ter flexibilidade, é a melhor maneira de enfrentar e absorver as experiências desagradáveis com que certamente nos encontraremos.
Sejamos inteligentes e aprendamos cada uma das lições apresentadas nesta vida porque cada uma delas, poder-nos-á ser útil lá mais à frente!


Bom fds a todos.

Clóvis de Guarajuba

ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: