sexta-feira, 31 de março de 2023

- O INCRÍVEL E INTRIGANTE MUNDO DOS INSETOS - XII final -

                                                                        - Jataí -



 ...no entanto o Dr. Ribbands continuava na tentativa de decifrar o enigma apresentado pela Sra. Perepelova: qual a razão  da " inibição " que impede as obreiras de porem ovos, que só deixa de existir quando a colmeia, sem rainha, ameaça sucumbir? Observou, então, que quando a rainha falta, vários dias se passam até a colmeia adaptar-se às novas circunstâncias, exatamente o tempo necessário para que o alimento circule com o elemento que acaba com a " inibição ". Pensou o Dr. Ribbands então, que o alimento constitui uma espécie de sistema circulatório de corrente sanguínea.

Deste modo, Ribbands formulou a hipótese da colmeia-animal, constituída por um grande número de organismos que, com funcionamento individual, são controlados pela mesma essência da colmeia: o seu alimento. Ainda restam muitos aspectos para serem investigados, como, por exemplo, determinar os elementos químicos contidos no alimento e determinar as suas propriedades. Contudo, a maioria dos cientistas que atualmente realizam trabalhos investigativos sobre as abelhas, considera certa  tal interpretação.

Somente a partir do momento em que me dediquei a busca do conhecimento mais detalhado sobre as abelhas, descobri que presenciei, sem saber, a morte de uma colmeia de abelhas selvagens. Viviam em um compartimento do armário da cozinha de nossa casa de praia, em Guarajuba, litoral Norte da Bahia, aonde guardávamos mantimentos, inclusive açúcar. Resolvi preservar para elas tal compartimento, uma vez que não tinham ferrão. Claro que tal preservação não tinha nada de científico; queria mesmo era poder colher uns favos e deliciar-me com a sensação gostosa de mastigá-los...Certo dia, ao voltarmos de uma das inúmeras viagens da família, notamos que havia uma quantidade importante de abelhas caídas no chão. e, aonde havia há anos aquele zumbido característico, reinava o silêncio. Observando mais detidamente, descobri uma rainha pequena e ressequida sendo apertada fortemente por outras abelhas, que, com tal ação, pareciam querer transmitir a ela alguma espécie de " sangue " ou fluido vital. A rainha estava morta! Sem compreender, concluí, depois, que assistira a morte de um ser complexo, sem o qual a nossa Terra seria infinitamente mais pobre!


Obrigado pela visita.


Clóvis de Guarajuba

Ong Ande&Limpe 

Nenhum comentário: