sexta-feira, 24 de maio de 2019

EMAGRECIMENTO - Mitos e Verdades

.
.

.............................................Clique na foto e veja em tamanho normal.






SAUNA EMAGRECE?
.
- Não. Todo o peso perdido durante a sauna corresponde a líquidos, que são prontamente recuperados quando a pessoa se reidrata.
.
REFRIGERANTE DIETÉTICO ENGORDA?
.
- Ao contrário do que pensam muitas pessoas, por causa do seu sabor adocicado, os refrigerantes dietéticos não engordam. Enquanto um copo de refrigerante não dietético contem aproximadamente 90 kcal, os dietéticos, por serem adoçados artificialmente, são desprovidos de calorias ( menos de 1 kcal por copo ).
.
E CARBOIDRATOS, ENGORDAM?
.
- Na verdade as gorduras engordam mais. Considerados por muito tempo como os grandes vilões da obesidade, as dietas cortavam massas, arroz, feijão, batata e pães. Hoje sabe-se que o nutriente que mais engorda é a gordura. Um excesso de calorias, ingerido sob a forma de carboidratos, consome uma considerável quantidade de energia para ser transformado em gordura e ser depositados no tecido adiposo. Já as gorduras são depositadas sem quase nenhum gasto de energia. Além disso, se valoriza cada vez mais o papel do carboidrato como estimulante da serotonina ( um neurotransmissor cerebral que controla o apetite ). Quando se ingere uma quantidade insuficiente de carboidrato, pode haver uma queda da atividade
da serotonina no cérebro e um consequente aumento do apetite que pode levar a uma compulsão alimentar.
.
EXERCÍCIO ABDOMINAL TIRA BARRIGA?
.
- Chama-se de abdominal o exercício em que se busca trabalhar, predominantemente, a musculatura da parede do abdome. A prática regular de exercícios abdominais pode reduzir a circunferência do abdome, por aumentar o tônus muscular da parede anterior. É importante ressaltar, no entanto, que nenhum tipo de exercício
é capaz de eliminar as gorduras localizadas.
.
Espero que tenham aproveitado a matéria e desejo a todos um ótimo final de semana. 


Grande abraço..
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Um comentário:

sonia hayne disse...

Este artigo é muito interessante e esclarecedor.
Como contribuição (leiga) diria que engordar é o resultado do excesso de suprimento alimentar, aliado à inatividade física.
Por outro lado, a fome, por mais paradoxal possa parecer, não é condição sine qua non para o emagrecimento. Exceto quando a fome é severa e duradoura (vide campos de concentração, pobreza absoluta, etc).