sexta-feira, 31 de maio de 2019

COMECE A ANDAR!!! SUA VIDA SERÁ MAIS LONGA.




O escritor inglês ARTHUR CHARLES CLARKE, acredita que podemos ser imortais lá por volta do século XXII. Pode até ser um delírio, mas a ciência e seu instrumento essencial, a pesquisa, apontam para uma das atividades que poderão ajudar nesse sentido: A CAMINHADA
Uma pessoa sedentária com 70 anos de idade que iniciar essa prática, pode aumentar sua expectativa de vida em 7 meses; quem tem 40 pode acrescentar de 2,3 a 2,7 anos. Para conseguir tal beneficio, basta caminhar durante 30 minutos por dia o ano todo. Fácil, não é? E tem mais: se voc não dispõe de 30^minutos ininterruptos, faça 3 caminhadas de 10 minutos cada; o efeito é o mesmo.
Uma caminhada de 30 minutos por dia, corresponde a exatos 30 minutos a mais de vida. Essa afirmação se baseia no resultado de pesquisas iniciadas nos EE.UU na década de 1960. Uma delas foi a do epidemiologista RALPH PAFFENBERGER, da Universidade de Harvard. Utilizando 25.000 alunos, terminou a pesquisa em 1985 com 14000 deles, um número bastante significativo. As conclusões foram espantosas!
RALPH descobriu, após 23 anos de estudos e pesquisas, que o sedentarismo matou mais que doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. Morreram mais magros sedentários do que obesos ativos!

Já STEVEN BLAIR, também epidemiologista, acompanhou 25000 homens que fizeram " check-up "no Instituto Cooper de Pesquisa Aeróbica, entre os anos de 1970 e 1989. Os resultados foram semelhantes. Os gordos que tinham alguma atividade física, viviam tanto quanto os magros em boa forma.
São enormes os gastos com doenças cuja origem ou agravamento se devem à falta de uma simples caminhada. Nos EE.UU, por exemplo, a economia seria de algo em torno de 1,5 bilhão de dólares anuais! Os benefícios proporcionados por essa atividade 
( que, alem da caminhada, pode ser ginástica, corrida, dança, evitar o elevador subindo  a escada, etc. ), são: músculos - inclusive o cardíaco - mais fortes, diminuição ou eliminação do estresse e da obesidade, melhoria dos reflexos e da flexibilidade, coadjuvante no controle da hipertensão, diabetes e colesterol. É dramática a redução dos riscos de ataque cardíaco  ( 33% ) e derrames ( 25% ). Reduz em 50%, nas pessoas com mais de 40 anos, o risco de
fraturas na bacia e pode baixar em até 10 mmhg a pressão sanguinea. Reduz o risco de câncer de cólon, quase que elimina o risco do aparecimento tardio do diabetes e, a par de uma dieta razoável, a caminhada é a forma mais efetiva para perder peso.
Apesar de tudo isso o homem teima em esquecer uma das atividades mais antigas da humanidade: o caminhar. Para coletar alimentos, caçar, fugir das catástrofes naturais, nossos antepassados caminhavam e/ou corriam.
Portanto comece já a se mexer!!!

Grande abraço, espero que tenham todos um excelente final de semana.



Clóvis de Guarajuba


ONG Ande e Limpe

Nenhum comentário: