sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

QUAL A ORIGEM?







- Fonte de Manneke Pis: Desaparecera o filho de um importante cidadão de BruxelasDurante a procura desesperada, prometeu que ofereceria à cidade uma estátua de bronze representando o menino ao ser encontrado. Ao encontrá-lo cumpriu a promessa e a estátua
e a fonte converteram-se numa atração turística de Bruxelas desde 1648. Os turistas que acharem estranha a estátua, saibam que o menino, quando encontrado, estava fazendo xixi.

- Cigarros: Um grupo de soldados russos que defendia a cidade de S. João de Acre dos ataques de Napoleão, em 1799, teve seu hookah ( cachimbo comunitário refrigerado a água ) destruído por uma bala de canhão. Um deles teve a ideia de enrolar o tabaco em um papel embebido em nitrato, utilizado para disparar os canhões. Assim surgiu o cigarro.

- Continência: Há mais de uma versão. Na primeira, pensam alguns historiadores, que ela surgiu quando os soldados com armaduras erguiam a viseira para mostrar o rosto a um superior.
Outra versão ( desprovida de qualquer comprovação histórica), assinala que durante um concurso naval ao qual compareceu Isabel I, destinado a celebrar a derrota da armada espanhola em 1588, o oficial que dirigia as provas ordenou que 
" devido à ofuscante beleza de S. Majestade, todos os marinheiros, ao receberem seus prêmios, deveriam proteger os olhos com a mão direita ".
A rainha estava longe de ser bonita. Puro puxa-saquismo...

- Praça Vermelha: Enganam-se os que pensam que este nome tem a ver com o comunismo implantado com o advento da revolução de 1917. A famosa praça de Moscou, deve seu nome a uma palavra russa  que significa vermelha e bela ( krasnaya ) e é chamada desse modo desde a Idade Média.




Bom final  semana, grande abraço.

Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

Nenhum comentário: