- Por que quando você está num engarrafamento de trânsito, a fila do seu lado sempre anda mais rápido?
ONG Ande & Limpe
Como todos os familiares, amigos e clientes do Dr. MARCO AURÉLIO VINAGRE, também eu, seu primo II, tivemos a inusitada e dolorosa notícia do seu falecimento no dia 31.08.2024. Médico de muita competência e brilhantismo, fez da sua nobre profissão um verdadeiro sacerdócio - como tive a oportunidade de dizer na despedida final, pouco antes do seu sepultamento -. Este sacerdócio se verificava quase diuturnamente, sempre que alguém aflito, seu cliente ou não, o procurava e invariavelmente era atendido com toda a fidalguia, paciência e compreensão, às vezes recebendo ao final da consulta, um conselho que visava o bem estar futuro do paciente. E isto aconteceu comigo por ocasião da última vez que o consultei por telefone, quando ainda morava em Salvador, lá pelo ano de 2010:
Estava então cheio de preocupações, pois vinha sentindo algum mal estar por conta do funcionamento do marcapasso cardíaco que uso, cujo implante se deu no dia 17.09.1980, feito pelo meu médico de então, Dr. Nilzo Ribeiro, no centro cirúrgico do hospital Santa Isabel, lá na capital baiana. Após uma agradável conversa com meu querido e saudoso Dr. MARCO AURÉLIO, sobre o assunto e sobre informações familiares, ele me aconselhou a procurar, em São Paulo, um seu amigo e colega de profissão chamado Roberto Costa. Embora ignorando completamente quem era o indicado, marquei de imediato uma consulta com o Dr. Roberto, lá em sua clínica particular localizada na Capote Valente, 432. Ao conhecer e tomar conhecimento de quem era o indicado, agradeci intimamente e depois ,por telefone, ao meu prezado e competente primo!
O tempo passou, já fiz inúmeras consultas com o Dr Roberto, nos tornamos bons amigos e, por conta desta amizade, da última vez que estive com ele - no último dia 13 de agosto - ao invés de ser examinado por sua equipe, em uma sala a parte, cheia de uma intrincada parafernália eletrônica, ele próprio, ao saber que eu era o próximo cliente, saiu do seu consultório, e foi, pessoalmente, produzir o relatório preliminar que é levado pelo paciente ao ir para a consulta.! E, desta vez, ele, visivelmente abalado com o que descobriu ao me examinar, disse: " meu caro amigo, sua doença evoluiu e você já não precisa do marcapasso apenas quando está dormindo; necessita também durante o dia!..." Dito isto, continuou a explicação, acrescentando que já reprogramara o aparelho para entrar em funcionamento, não apenas quando as batidas cardíacas naturais chegassem a 50, mas agora o aparelho não permitiria que tais pulsações baixassem de 70!
Ora, direis: " e o que isto tem a ver com o Dr, MARCO AURÉLIO VINAGRE! "
Eu, cá com meus botões, respondo com veemência:
O Dr. AURÉLIO me salvou a vida, ao me indicar o seu também competentíssimo colega!!!
Eternamente agradecido.
Até a próxima sexta-feira.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande&Limpe