sexta-feira, 27 de setembro de 2024

ALGUMAS PERGUNTAS INTRIGANTES...










- Por que quando você está num engarrafamento de trânsito, a fila do seu lado sempre anda mais rápido?
- Por que todo bandido quando é frio tem que ser calculista?
- Por que os pijamas têm bolso?
- Por que toda vez que alguém anuncia " pavê " na sobremesa, sempre aparece um engraçadinho pra perguntar " é pa vê ou pa cumê ? "
- Por que sempre dizem que uma casa é " mal assombrada ?" Será incompetência do fantasma que assombra mal ? 
- Por que só dá vontade de coçar o saco quando tem gente perto?
- Por que " loja  24 horas " tem porta, se está sempre aberta?
- Por que quando procuramos um endereço baixamos o volume do rádio do carro?
- Será que as facas Ginsu cortam as meias Vivarina?
- Onde vão parar as canetas, moedas e isqueiros que nunca conseguimos achar?
- Por que num filme tem sempre vaga para o personagem estacionar o carro?
- Por que no cinema todo  carro que bate tem de explodir?
- Como os donos dos " Saloons ", dos filmes de bang-bang, fechavam as portas do estabelecimento?
Aceitam-se respostas.

A todos grande abraço, bom final de semana.


Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

SONHO, REALIDADE OU SIMPLES COINCIDÊNCIA??

.
.
Quando Dante Alighieri morreu, em 1321, não se conseguiu encontrar grande parte do manuscrito de sua obra-prima, A Divina Comédia. Meses e meses a fio, seus filhos, Jacopo e Piero, vasculharam todos os cômodos da casa e leram todosos papeis deixados pelo pai. Já a desistirem da busca, Jacopo sonhou que vira
seu pai, vestido de branco e cercado por uma estranha luz. Tão ligado estava na busca do manuscrito, que perguntou à visão se o poema fora completado. Dante acenou afirmativamente e mostrou a Jacopo um local secreto em seu antigo quarto. Tendo como testemunha um advogado amigo, Jacopo dirigiu-se ao local indicado no sonho e, por detrás de um cortinado, descobriram uma espécie de armário embutido, bem pequeno. Perplexos, encontraram no interior desse armário diversos papeis e entre eles, o manuscrito tão procurado e que completava o tão famoso e clássico poema. Assim, se não fosse uma visão fantasmagórica surgida num sonho, não teríamos conhecimento dessa joia literária ou a teríamos incompleta.
.
Bom final de semana, abraço a todos.
.
Clóvis de Guarajuba
ONG Ande & Limpe

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA





A ÁGUIA é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega fácil aos 70 anos. Mas, para isso, aos 40 anos ela tem que tomar uma difícil decisão. Nessa idade ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta; o bico, alongado e pontiagudo, se curva em direção ao
peito; as asas ficam envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar fica muito difícil..
A ÁGUIA, então, só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cerca de 150 dias..
Tal processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Ali, começa a bater com o bico na pedra até conseguir arrancá-lo. Após isso, espera nascer um novo bico com o qual arrancará todas as unhas. Quando as unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Só após 5 meses ela sai para o famoso " vôo da renovação " e para viver mais 30 anos..
Por que não aprendermos com a ÁGUIA e iniciamos um processo de renovação em nossas vidas, despreendendo-nos de lembranças, tradições, costumes e preconceitos que nos causam sofrimento? Somente livres do peso do passado poderemos aproveitar
os benefícios de uma renovação em nossas vidas..
Você já pensou em fazer como a ÁGUIA? Pense nisso!!!.

Um ótimo final de semana e grande abraço a todos.
.

Clóvis de Guarajuba

ONG Ande&Limpe

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Dr. MARCO AURÉLIO, muito obrigado!

        Eternos agradecimentos



Como todos os familiares, amigos e clientes do Dr. MARCO AURÉLIO VINAGRE, também eu, seu primo II, tivemos a inusitada e dolorosa notícia do seu falecimento no dia 31.08.2024. Médico de muita competência e brilhantismo, fez da sua nobre profissão um verdadeiro sacerdócio - como tive a oportunidade de dizer na despedida final, pouco antes do seu sepultamento -. Este sacerdócio se verificava quase diuturnamente, sempre que alguém aflito, seu cliente ou não, o procurava e invariavelmente era atendido com toda a fidalguia, paciência e compreensão, às vezes recebendo ao final da consulta, um conselho que visava o bem estar futuro do paciente. E isto aconteceu comigo por ocasião da última vez que o consultei por telefone, quando ainda morava em Salvador, lá pelo  ano de 2010: 

Estava então cheio de preocupações, pois vinha sentindo algum mal estar por conta do funcionamento do marcapasso cardíaco que uso, cujo implante se deu no dia 17.09.1980, feito pelo meu médico de então, Dr. Nilzo Ribeiro, no centro cirúrgico do hospital Santa Isabel, lá na capital baiana. Após uma agradável conversa com meu querido e saudoso Dr. MARCO AURÉLIO, sobre o assunto e sobre informações familiares, ele me aconselhou a procurar, em São Paulo, um seu amigo e colega de profissão chamado Roberto Costa. Embora ignorando completamente quem era o indicado, marquei de imediato uma consulta com o Dr. Roberto, lá em sua clínica particular localizada na Capote Valente, 432. Ao conhecer e tomar conhecimento de quem era o indicado, agradeci intimamente e depois ,por telefone, ao meu prezado e competente primo!

O tempo passou, já fiz inúmeras consultas com o Dr Roberto, nos tornamos bons amigos e, por conta desta amizade, da última vez que estive com ele - no último dia 13 de agosto - ao invés de ser examinado por sua equipe, em uma sala a parte, cheia de uma intrincada parafernália eletrônica, ele próprio, ao saber que eu era o próximo cliente, saiu do seu consultório, e foi, pessoalmente, produzir o relatório preliminar que é levado pelo paciente ao ir para a consulta.! E, desta vez, ele, visivelmente abalado com o que descobriu ao me examinar,  disse: " meu caro amigo, sua doença evoluiu e você já não precisa do marcapasso apenas quando está dormindo; necessita também durante o dia!..." Dito isto, continuou  a  explicação, acrescentando que já reprogramara o aparelho para entrar em funcionamento, não apenas quando as batidas cardíacas naturais chegassem a 50, mas agora o aparelho não permitiria que tais pulsações baixassem de 70!

Ora, direis: " e o que isto tem a ver com o Dr, MARCO AURÉLIO VINAGRE! "

Eu, cá com meus botões, respondo com veemência:

O Dr. AURÉLIO me salvou a vida, ao me indicar o seu também competentíssimo colega!!!


Eternamente agradecido.

Até a próxima sexta-feira.


Clóvis de Guarajuba

ONG Ande&Limpe